Mais de 500 toneladas de maconha pronta para distribuição foi apreendida, na manhã desta quarta-feira (22), em uma fazenda da cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, durante a Operação Amordaçar, conduzida pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
De acordo com a Polícia Civil, a fazenda funcionava como um ponto de cultivo, colheita, beneficiamento e armazenamento de maconha. A operação foi iniciada após trabalho de inteligência que identificou o local como entreposto de distribuição de drogas para diversos municípios baianos, incluindo Salvador.
Ainda conforme a Polícia Civil, durante a ação, três homens que faziam a segurança da propriedade atiraram contra os policiais e fugiram. Ninguém ficou ferido. Além da meia tonelada de maconha, foram apreendidos também 65 munições calibre .380, um carregador de pistola municiado, balanças de precisão, prensa, dichavadores e outros instrumentos usados no narcotráfico.
Também foram encontrados no local uma máquina de lavar e um freezer, utilizados na preparação da maconha conhecida como “ice”. No mesmo local, os policiais identificaram também a produção de skunk, variedade mais potente e concentrada da droga.
Segundo o delegado Ernandes Júnior, diretor do Denarc, a apreensão representa um prejuízo estimado em mais de R$ 2 milhões ao crime organizado. “A Polícia Civil da Bahia atua de forma constante no combate ao narcotráfico. Essa operação reforça a importância do trabalho investigativo e a qualidade técnica da equipe. As investigações prosseguem para localizar e prender os envolvidos e desarticular toda a estrutura criminosa de produção e distribuição”, declarou.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.