
A Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin) prendeu uma turista natural do Rio Grande do Sul pelo crime de injúria racial contra uma comerciante que trabalhava no Pelourinho, em Salvador, na quarta-feira (21). Segundo informações preliminares, a suspeita proferiu ofensas de cunho racial e cuspiu a vítima.
De acordo com informações do G1 Bahia, a suspeita foi identificada como Gisele Madrid Spencer Cesar, de 50 anos. Em entrevista à TV Bahia, a vítima, identificada como Hanna, comentou o momento do ocorrido.
“Eu fiz uma venda e retirei o balde um cliente. No momento que eu passei, ela falou: ‘Vai mais um lixo’. Eu questionei e ela reafirmou que eu era um lixo e deu uma ‘escarrada’ em mim. Ela correu e eu perdi ela de vista. Ela teve problemas com outras pessoas e o segurança estava tentando tirar ela do evento”, contou Hanna.
Ao ser conduzida por policiais militares à unidade especializada, a investigada continuou a adotar conduta discriminatória, solicitando atendimento exclusivo por um delegado de pele branca. Oitivas foram realizadas na Decrin, e a suspeita segue custodiada, à disposição do Poder Judiciário.


