Prisão

'Valete de Paus' do Baralho do Crime é preso em Lauro de Freitas

Ariel é apontado como um dos principais executores da facção BDM, com participação direta em diversos homicídios

Divulgação
Divulgação

A Polícia Civil da Bahia prendeu Ariel Luciano Bispo, conhecido como “Ariel”, apontado como o Valete de Paus no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). A prisão ocorreu na quinta-feira (10), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A operação foi realizada por equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc). Após trabalho investigativo, os agentes localizaram Ariel escondido em uma residência no bairro de Vila Praiana.

Durante a abordagem, o suspeito tentou fugir, pulando muros e invadindo o prédio de uma escola municipal. No entanto, foi cercado e capturado dentro da unidade pelos policiais civis.

Envolvimento

Ariel é apontado como um dos principais executores da facção BDM, com participação direta em diversos homicídios, inclusive em “bondes” contra grupos rivais. Ele também teria envolvimento na emboscada contra policiais federais do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), no bairro de Valéria, episódio que o colocou na lista de alvos prioritários da Segurança Pública.

Antes de integrar o BDM, Ariel fazia parte da facção Katiara, mas rompeu com o grupo e passou a colaborar com os novos comparsas como “guia” em ações criminosas. Ele fornecia informações sobre áreas dominadas pela facção rival, além de indicar esconderijos, alvos e depósitos de armas, drogas e munições.