O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, defendeu nesta quarta-feira (27) que o partido entregue os cargos que ocupa no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em publicação nas redes sociais, Neto afirmou que “nunca foi favorável” à presença do União Brasil na gestão petista e informou que o tema será debatido na próxima reunião da executiva nacional, marcada para terça-feira (2).
“Diante dos últimos fatos, considero necessária uma deliberação imediata sobre a entrega de qualquer função ocupada por membros do partido no governo federal. Já passou da hora dessa decisão ser tomada”, escreveu.
Na Bahia, o União Brasil integra a oposição ao governo Jerônimo Rodrigues (PT), mas em nível nacional participa da base de Lula com três ministérios.
Como já havia sido adiantado pelo PS Notícias, a oficialização da Federação União Progressista (UPB) deve provocar mudanças de posicionamento do União Brasil e do PP, legenda que também tem espaço no governo federal.
A expectativa, no entanto, era que os ministros permanecessem nos cargos até abril de 2026, quando começam os preparativos para a eleição presidencial.
Cargos do União Brasil e PP no governo Lula
União Brasil
- Celso Sabino – Turismo
- Waldez Góes – Integração e Desenvolvimento Regional
- Frederico de Siqueira – Comunicações
PP
- André Fufuca – Esporte