Base aliada

Apesar de federação, Jerônimo espera manter deputados federais do PP ao seu lado

A saída do PP do governo petista pode ter reflexos na Bahia, onde a legenda também é aliada ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT)

Jerônimo
Governador Jerônimo Rodrigues. Foto: Ane Catarine/PS Notícias

No cenário nacional, União Brasil e PP formaram a federação União Progressista e anunciaram o rompimento com o governo do presidente Lula (PT). A saída do PP do governo petista pode ter reflexos na Bahia, onde a legenda também é aliada ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT).

Apesar do quadro desfavorável, o chefe do Executivo baiano disse que espera contar com o apoio dos deputados federais do PP no estado. Entre os deputados estaduais progressistas, a expectativa é que a maioria permaneça na base aliada ao governo petista, mas em outros partidos.

“Nós temos uma relação boa com o deputado Claudio Cajado, com o deputado Mário Negromonte Júnior. Tenho o interesse de continuar nessa relação parceira, ajudando o mandato deles e ajudando a gente a governar a Bahia”, disse o governador durante a inauguração da requalificação da Casa da Música e do Centro de Atividades (CAT) do Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador.

Embora esteja torcendo para que os parlamentares federais continuem ao seu lado, o governador da Bahia disse que aguardar o desdobramento da relação entre os partidos da federação União Progressista e o governo Lula.

“Eu tenho que aguardar o movimento nacional. Por exemplo, a questão dos ministérios é Lula quem resolve. Eu vou torcer para que tenham cada vez mais ministros que trabalhem alinhados na política pública e na política com o presidente Lula. Eu ouvi um comentário do ministro que está sendo cogitado a sair que quem vai decidir o seu cargo é o presidente Lula”, apontou Jerônimo.