
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, se reuniram neste sábado (22) em Joanesburgo, na África do Sul, durante a Cúpula de Líderes do G20. Após o mal-estar causado pela declaração de Merz sobre Belém (PA), os dois líderes acertaram a retomada e o fortalecimento das relações entre Brasil e Alemanha.
Segundo comunicado do Palácio do Planalto, Lula e Merz decidiram ampliar a cooperação comercial, social, cultural e tecnológica entre os países, destacando a longa relação iniciada com a migração alemã ao Brasil no século XIX.
A convite do chanceler, Lula confirmou presença em Hannover, em abril de 2026, para abrir a maior feira de tecnologia industrial do mundo, que terá o Brasil como país parceiro. O presidente também convidou Merz para realizar uma visita de Estado ao Brasil.
Apoio alemão
Durante o encontro, Merz reafirmou o apoio alemão ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa lançada pelo Brasil na COP30 para financiar a preservação ambiental. A Alemanha anunciou aporte de 1 bilhão de euros no fundo.
A reunião ocorre dias após uma declaração de Merz causar reação no Brasil. Depois de participar da Cúpula de Líderes da COP30 em Belém, no início do mês, o premiê afirmou que a Alemanha é “um dos países mais bonitos do mundo” e que a comitiva estava “feliz por estar de volta daquele lugar”. A fala repercutiu negativamente.
Repercussão
Lula respondeu durante um evento no interior do Pará, dizendo que Berlim “não oferece 10% da qualidade” que Belém proporciona. O presidente afirmou que Merz deveria ter conhecido melhor a cidade.
“Devia ter ido a um boteco no Pará, dançado no Pará, provado a culinária do Pará. Ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade do Pará, da cidade de Belém”, disse. Lula ainda brincou com o prato tradicional da região: “E eu falava toda hora: ‘come a maniçoba, pô’”.
Após a repercussão, um porta-voz do governo alemão declarou que a afirmação de Merz foi tirada de contexto e se referia ao cansaço da comitiva após um voo noturno e um dia intenso de agenda em Belém.


