Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

A baiana Débora Rodrigues dos Santos, conhecida como ‘Débora do Batom’, solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sua saída da prisão. Ela foi condenada por sua participação nos ataques de 8 de janeiro, sendo responsável pela pichação “Perdeu, mané” na estátua da Justiça.

Segundo o Metrópoles, o pedido de Débora se refere a uma viagem a Brasília para que ela participe de uma audiência sobre os atos de 8 de janeiro, na Câmara dos Deputados. A condenada foi convidada pelo deputado federal Coronel Meira (PL).

“Excelência, a convocação da requerente é legítima, visto o tratamento degradante a que todos os presos/réus do 8 de janeiro são submetidos desde 8 de janeiro, justamente devido à situação política de que tratam os processos e os julgamentos, ainda, diante do fato de a massa carcerária e até próprios agentes prisionais divergirem ideologicamente dos réus”, afirmaram os advogados.

A defesa também ressaltou que outros presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro foram convocados e receberam autorização para ir à Câmara. “Direitos humanos não são uma pauta política ou ideológica, mas um direito inerente a todos os seres humanos, independentemente de raça, cor, etnia, religião ou ideologia”