
Parlamentares baianos na Câmara dos Deputados manifestaram suas opiniões durante sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (29) a respeito da operação policial no Rio de Janeiro, que resultou na morte de ao menos 120 pessoas. De acordo com o governo estadual, 116 são suspeitos de envolvimento com o crime organizado, enquanto outros quatro que morreram eram policiais.
O deputado Valmir Assunção (PT) foi à tribuna e lembrou que a polícia do Rio de Janeiro foi a campo para cumprir mandado de prisão de 90 pessoas. Mas o resultado foi outro: “Prendeu 81, matou 128”.
“A nossa Constituição não tem pena de morte. Aquilo foi um massacre. O governador tem que ser afastado do cargo para que haja uma investigação transparente no Rio de Janeiro. Os governadores não têm direito de matar qualquer cidadão. Era preciso cumprir o mandado judicial, prender as pessoas que a Justiça mandou prender, mas não assassinar, matar, como o governador do Rio fez”, relatou o petista baiano.
Valmir Assunção também disse ter ficado com vergonha de colegas do Parlamento que aplaudiram a ação policial no Rio de Janeiro.
Quem também criticou a comemoração feita por alguns deputados federais foi Lídice da Mata (PSB). A legisladora baiana defendeu que a Câmara reflita “de forma profunda” sobre o que aconteceu no Rio de Janeiro.
“Eu acho que não cabe comemoração de nenhum tipo. Não conheço nenhuma religião que comemore mortes. Já são mais de 128 mortos, e anuncia-se que ainda haverá muito mais. Portanto, são lamentáveis as manifestações de alegria que estão sendo feitas nesta sessão. Registro aqui o meu repúdio a todas elas”, externou a deputada federal.
O deputado federal Capitão Alden (PL), vice-líder da oposição na Câmara, reagiu a um discurso feito pela deputada federal Benedita da Silva (PT), do Rio de Janeiro.
“Famílias decentes levantam barricadas? Famílias decentes trocam tiros com a polícia? Ou será que são os traficantes para os quais a esquerda vive passando pano e chamando de vítimas da sociedade?”, questionou Alden.
Por fim, o congressista parabenizou as polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro pela operação. “Que operações como essa aconteçam mais e mais vezes. Vamos fazer a hashtag #rumoaos200mortos bandidos e criminosos”, discursou Capitão Alden durante a sessão.


