7 de Setembro

Bruno Reis defende ações da Guarda Municipal para reforçar segurança pública nos bairros periféricos

Prefeito de Salvador participou da abertura do desfile cívico do 7 de Setembro

Vagner Souza / PS Notícias
Vagner Souza / PS Notícias

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) voltou a criticar o aumento da violência e da atuação das facções criminosas em bairros da periferia de Salvador. Durante participação no desfile cívico do 7 de Setembro, neste domingo, o chefe do Executivo municipal defendeu a atuação da Guarda Municipal na cidade.

“As guardas municipais, que não têm esse papel originalmente, já começam a atuar como forças de segurança. Em Salvador, estamos participando de operações armadas, em campo, junto com a Polícia Civil e a Polícia Militar”, disse.

Entretanto, o prefeito destacou que a responsabilidade pelo combate ao tráfico de drogas é do Governo do Estado, que possui estrutura, armamento e expertise para lidar com o problema.

“Todos sabem que o combate ao tráfico é o maior problema das facções que estão nos bairros pobres e da periferia. Quem tem força policial para isso é o Governo do Estado. Essa é uma atribuição constitucional dos governadores”, afirmou.

Além do apoio operacional, a Prefeitura também tem atuado na remoção de barricadas instaladas por criminosos. “Nossas equipes, com caminhões muncks e a empresa de limpeza, estão retirando os bloqueios e garantindo o acesso a áreas antes controladas pelo tráfico”, explicou.

Medidas adotadas pela Prefeitura

Outras medidas anunciadas incluem a ampliação do sistema de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, além do compartilhamento de imagens com o Estado e o cruzamento de dados de ferros-velhos e empresas de revenda de aparelhos telefônicos, em resposta ao crescente número de furtos de celulares.

A gestão também pretende iniciar operações especiais para coibir os chamados “paredões” nos bairros.

“Estamos indo além das nossas atribuições. O meu desejo é ajudar, contribuir, colaborar para que o governo consiga vencer essa guerra contra o crime, especialmente no combate ao tráfico de drogas”, concluiu o prefeito Bruno Reis.