Em meio às críticas recebidas sobre os baixos índices de alfabetização em Salvador, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) saiu em defesa dos investimentos realizados na área da educação.
Durante a entrega da requalificação da Escola Municipal Zacarias Boa Morte, em Pero Vaz, ele comentou sobre novas unidades escolares e rebateu declarações do ex-governador Rui Costa (PT), que afirmou nesta semana que a prefeitura não estaria utilizando recursos do governo federal para construir creches por meio do PAC.
“Praticamente não fizeram nada. A educação não funcionou nesse período. Sabe quantas escolas estamos finalizando? Seis já estão prontas e serão inauguradas na próxima semana. Outras dez serão concluídas ainda este ano, e mais cinco no início do ano que vem. Em três anos, vamos chegar a 52 novas escolas de alto padrão”, comentou.
Bruno Reis também criticou diretamente Rui Costa, afirmando que, em 20 anos de gestão do grupo político adversário, apenas sete escolas foram construídas em Salvador. “E só fizeram isso porque receberam recursos do Fundeb no final do mandato. Caso contrário, teriam saído sem entregar nenhuma”, acusou.
O prefeito reforçou que sua meta é fechar o segundo mandato com 80 novas escolas entregues na capital baiana, número que, segundo ele, reforça o compromisso da atual gestão com a educação básica, apesar dos desafios enfrentados, sobretudo no pós-pandemia. “Só no meu primeiro mandato, entregamos 52 novas escolas. E vamos até o fim do segundo chegar à marca de 80”, declarou.
As declarações do gestor municipal ocorrem em meio a uma repercussão negativa sobre os dados recentes de alfabetização em Salvador, que colocaram a capital entre os piores desempenhos do país.