O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria comemorando a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A declaração foi feita em um vídeo publicado nesta sexta-feira (18) nas redes sociais.
É indisfarçável que Lula está comemorando essa perigosa situação”, disse o ex-governador do Ceará.
Ciro criticou um vídeo em que Lula aparece oferecendo jabuticaba a Donald Trump, classificando o gesto como piada em meio a uma situação grave. Segundo ele, o presidente estaria tirando proveito político do episódio e usando a crise para distrair a população.
Nada como um inimigo externo (as tarifas) para distrair toda uma nação, refugiando-se, como sempre fizeram os canalhas, no patriotismo.”
O pedetista condenou tanto o comportamento de Lula quanto a postura da ala bolsonarista, que teria defendido as tarifas com o objetivo de buscar anistia para os condenados pelos ataques de 8 de janeiro. Ele cita nominalmente o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
“É inacreditável, traiçoeira, mas também muito burra, a defesa desta agressão estrangeira por uma certa ‘metade’ da política brasileira.”
Apesar de discordar da taxação, Ciro também rejeita o que chamou de “patriotismo de goela” praticado pelo lulopetismo.
Devemos aceitar passivamente a violência econômica imposta a nós pelo estrangeiro? Claro, óbvio que não. Mas daí, celebrar, como Lula está fazendo, os benefícios eleitorais de curto prazo (obtidos pela) soma da injustiça da medida ianque com a tremenda burrice dos Bolsonaros, vai uma enorme e intransponível distância.”
O político se posicionou como uma terceira via, independente de Lula e Bolsonaro, e classificou as tarifas como “descabidas e perigosíssimas”.