O ex-prefeito de Feira de Santana Colbert Martins assumiu a presidência do Democracia Cristã (DC) na Bahia. A mudança foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira (10).
Antes de chegar às mãos de Colbert, o comando estadual do partido estava com Igor Dominguez, secretário particular do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil).
A troca foi motivada pelas expectativas do DC para as eleições de 2026. No próximo ano, a legenda pretende eleger um representante baiano na Câmara dos Deputados e outro na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
O próprio Colbert Martins é apontado como um dos possíveis pré-candidatos a uma vaga no Legislativo por Feira de Santana.
As condições para colocar o nome na urna, no entanto, ainda dependem de acordo com as principais lideranças da oposição, a começar pelo atual prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).
O DC não elegeu deputados federais na última eleição e não possui representação na Alba. Em Salvador, porém, conta com dois vereadores: Ricardo Almeida e Alex Alemão.