
O deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade) foi indicado oficialmente para integrar o quadro de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A indicação do parlamentar se junta ao nome do deputado federal Josias Gomes (PT), que teve o nome proposto oficialmente pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A cadeira vaga atualmente na Corte de contas é decorrência do falecimento de Pedro Lino em setembro de 2024. O entendimento é que a indicação é de livre escolha do governador do estado.
Em conversa com a reportagem do PS Notícias, Luciano Araújo explicou que seu nome foi indicado a partir de um movimento suprapartidário.
“Me consultaram, perguntaram se eu aceitaria como indicação da Assembleia. É uma indicação feita por deputados do governo, da oposição. Não se trata, em nenhuma hipótese, de embate ou retaliação ao governo”, ressaltou.
Governistas e oposicionistas
O requerimento de indicação de Luciano Araújo protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) tem 20 assinaturas. O número mínimo necessário é 13.
Confira a lista dos deputados governistas e oposicionistas que assinaram o requerimento de indicação de Luciano Araújo para conselheiro do TCE:
Raimundinho da JR (PL), Júnior Nascimento (UB), Nelson Leal (PP), Paulo Câmara (PSDB), Manuel Rocha (UB), Diego Castro (PL), Marcelinho Veiga (UB), Angelo Coronel Filho (PSD), Jordávio Ramos (PSDB), Felipe Duarte (PL), Matheus Ferreira (MDB), Ricardo Rodrigues (PSD), Samuel Júnior (Republicanos), Alan Sanches (UB), Vitor Azevedo (PL), Marcinho Oliveira (PRD), Penalva (PDT), Fabrício Falcão (PCdoB), Cláudia Oliveira (PSD) e Hassan (PP).
Currículo
O requerimento protocolado pelo deputado Raimundinho da JR com assinatura de outros 19 legisladores é acompanhado pelo currículo de Luciano Araújo. Formado em administração com ênfase em agronegócios pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), Araújo foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados e assessor da Secretaria da
Indústria e Comércio.
Foi suplente de deputado federal pelo Solidariedade entre 2019 e 2023. Atualmente, está no primeiro mandato de deputado estadual na Alba.
No documento, os legisladores argumentaram que Luciano Araújo preenche todos os requisitos constitucionais para ocupar o cargo de conselheiro do TCE. Dentre os requisitos, estão idade mínima de 35 anos, experiência profissional, reputação ilibada e conhecimentos em administração pública.
Agora, o requerimento será encaminhado para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado, vai ao Plenário da Alba.


