Política

Com o cerco apertando, Centrão pressiona Bolsonaro a apoiar Tarcísio na eleição presidencial de 2026

Grupo avalia que insistência do ex-presidente em concorrer pode enfraquecer a direita

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Aliados e líderes de partidos do Centrão têm pressionado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a desistir da candidatura à Presidência em 2026 e apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como principal nome da direita para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é da coluna de Valdo Cruz, no G1.

Esses grupos avaliam que a insistência de Bolsonaro, inelegível até 2030, pode enfraquecer a unidade da direita nas eleições do próximo ano.

A pressão para que Bolsonaro abandone a candidatura aumentou com o avanço das investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), onde ele é réu por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Entenda

Na semana passada, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Jair Bolsonaro em Brasília.

Na decisão que autorizou a operação, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que Jair e Eduardo Bolsonaro confessaram ter articulado para que os Estados Unidos aplicassem tarifas ao Brasil com o objetivo de interferir no andamento do processo da trama golpista no STF.

Após a operação, Bolsonaro passou a cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar, por crimes como coação no curso do processo, obstrução de Justiça e tentativa de abalar a soberania nacional.

Agora, aliados e líderes do Centrão temem que a situação se agrave ainda mais com os dados que podem ser encontrados no celular apreendido na residência do ex-presidente.