Entre segunda e quarta-feira da semana que vem, senadores brasileiros vão realizar reuniões com empresários e autoridades norte-americanas na tentativa de barrar a tarifa imposta pelo presidente Donald Trump. A comitiva embarca nesta sexta-feira (25) rumo aos Estados Unidos. Entre eles, está o senador pela Bahia, Jaques Wagner (PT).
As reuniões acontecerão na capital norte-americana, Washington. Assim, a expectativa dos congressistas é dialogar para ajudar a reverter a taxação de 50% imposta às exportações brasileiras. Em suma, a previsão é que a tarifa comece a valor a partir de 1° de agosto.
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado, ressaltou que a negociação de tarifas é uma atribuição do Poder Executivo. No entanto, ponderou o legislador, a viagem cumpre o papel constitucional do Senado de dialogar em defesa dos interesses nacionais.
Durante agenda em Salvador na última quarta-feira (23), Jaques Wagner falou sobre a missão.
“Vamos lá em missão de negociação. Não sei se vamos ter êxito ou não. Estamos indo lá com a missão de explicar aos empresários e parlamentares americanos que não tem o menor sentido estabelecer tarifaço para o Brasil”, apontou Wagner em conversa com a imprensa.
O anúncio da tarifa
O presidente Donald Trump fez o anúncio da taxação no último dia 9 de julho através de suas redes sociais. Assim, ele afirmou que a medida se justifica pela balança comercial “injusta” com seu país.
No entanto, ele também mencionou a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) com o ex-presidente Jair Bolsonaro como fator motivador da taxação.
A comitiva
Além dos senadores Nelsinho Trad e Jaques Wagner, a comitiva será composta por parlamentares como:
- Tereza Cristina (PP-MS)
- Fernando Farias (MDB-AL)
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
- Esperidião Amin (PP-SC)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Carlos Viana (Podemos-MG)