Alerta!

Criminosos usam nome de deputado baiano em tentativas de golpe no WhatsApp

Jordávio Ramos pede que seguidores não respondam as mensagens e denunciem

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) informou no domingo (19), por meio das redes sociais, que criminosos estão se passando por ele para tentar aplicar golpes virtuais por meio do aplicativo WhatsApp.

Segundo o parlamentar, os golpistas utilizam um número com prefixo 47, do estado de Santa Catarina, para enviar mensagens a diversas pessoas, tentando obter informações pessoais e financeiras.

“Nos últimos dias, golpistas têm usado um número de WhatsApp se passando por mim, tentando enganar e se aproveitar da boa-fé de quem me acompanha. Esse número não é meu. Eu não envio mensagens pedindo dados ou favores. Qualquer contato oficial é sempre feito pelos canais da minha equipe, pelo meu número pessoal ou diretamente nas redes verificadas”, alertou.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Jordávio também pediu aos seguidores que, caso recebam mensagens suspeitas, não respondam e denunciem imediatamente. 

Ele orientou ainda que as vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO), preferencialmente na Delegacia do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos, informando o número utilizado pelos golpistas e eventuais dados bancários repassados.

Crescimento das fraudes na Bahia

Somente nos três primeiros meses de 2025, a Bahia registrou 184.083 tentativas de fraude virtual, o equivalente a 2.045 casos por dia. O número representa um crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

Com isso, o estado se consolidou como o que mais registrou tentativas fraudulentas no Nordeste. O indicador é calculado a partir da multiplicação do número de CPFs consultados pela entidade pela probabilidade de fraude.