Eleições 2026 e IOF

Daniel Almeida diz que PCdoB não disputará vaga na chapa majoritária e comenta derrubada do IOF

Daniel Almeida marcou presença no evento de inauguração da primeira fábrica da BYD no Brasil

Foto:  Juliana Nobre/PSNotícias
Foto: Juliana Nobre/PSNotícias

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) afirmou que o partido não pretende disputar espaço na chapa majoritária e deve manter a base aliada para as eleições de 2026. O político concedeu entrevista ao PSNotícias durante a inauguração da fábrica da BYD, no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta terça-feira (1º).

“O PCdoB não tem nenhuma pretensão de disputar a chapa majoritária. Nossa tática para a eleição de 2026 é ampliar a nossa bancada de deputado federal e estadual. Nós vamos lançar três candidaturas a deputado federal, eu, Alice e Olivia Santana, e vamos lançar uma chapa de deputados estaduais para manter os que já têm mandato e chegar a cinco deputados estaduais. Esse é o nosso objetivo, nós não vamos pleitear espaço na chapa majoritária”, esclarece o deputado.

Além disso, Daniel Almeida também falou da derrubada do decreto elaborado pelo governo federal que aumenta alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O deputado federal classificou a decisão como uma interferência indevida e espera que o Judiciário tome medidas.

“O que aconteceu com a derrubada do decreto me parece, com clareza, que foi uma invasão da competência do Executivo pelo Legislativo. Espero que isso receba o devido tratamento do Poder Judiciário, que é quem tem a competência de corrigir esse tipo de distorção”, diz Daniel Almeida.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.