Trinta e cinco por cento dos brasileiros entrevistados pelo instituto Datafolha consideram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o principal responsável pelo tarifaço de até 50% imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A pesquisa foi divulgada neste sábado (16) pelo jornal Folha de S.Paulo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, citado por 22% dos entrevistados, seguido pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 17%.
Investigação
Eduardo Bolsonaro, que se licenciou do mandato para viver nos Estados Unidos, é investigado por tentar influenciar o governo americano a adotar medidas contra o Brasil. A intenção seria pressionar as autoridades brasileiras e dificultar a condenação do pai, que será julgado no STF (Supremo Tribunal Federal) por articular um golpe de Estado em 2022.
Outros 15% dos entrevistados atribuíram a responsabilidade ao ministro Alexandre de Moraes, também do STF.
Metodologia
O Datafolha perguntou: “Na sua opinião, das figuras brasileiras quem é o principal culpado pela taxa de até 50% imposta pelo governo dos EUA?” A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.