
As condições do asfalto das rodovias federais BR-116 e BR-324 foram alvo de debate entre deputados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na manhã desta terça-feira (28), parlamentares da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo decidiram que uma reunião será marcada com o chefe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Roberto Alcântara, para tratar de soluções para o problema que afeta milhares de condutores diariamente.
Durante a reunião, o deputado Robinson Almeida (PT) disse que a situação da BR-324 é agravada por causa dos diversos buracos e da insegurança para os motoristas devido às chuvas recentes.
Para o deputado Eduardo Salles (PP), presidente da comissão, os problemas atuais nas duas estradas são reflexos da gestão feita pela ViaBahia. Segundo o parlamentar, o DNIT já pavimentou cerca de um quarto dos mais de mil quilômetros de estrada administrados pela concessionária, mas há falta de recursos para dar prosseguimento às obras.
No fim de semana, em publicação feita nas redes sociais, Eduardo Salles já havia chamado a atenção para as condições das estradas.
“Buracos espalhados pelas vias após uma semana de chuva, engarrafamentos, caminhão tombado e horas de transtorno mostram que a situação é insustentável”, relatou.
O legislador lembrou que o recapeamento de diversos trechos já foi realizado, mas “ainda há muito a se fazer”. Em vídeo publicado na rede social Instagram, Salles pediu apoio dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Casa Civil, Rui Costa, para a liberação de recursos orçamentários que possam viabilizar a recuperação das rodovias.
“Nós sabemos da dificuldade de recursos, mas houve um compromisso de que o governo federal iria mandar os recursos para o recapeamento e o tapa-buraco dessas estradas. Então, venho aqui fazer um apelo aos ministros para que efetivamente mandem. A gente está falando de salvar vidas que podem ser comprometidas em função desses buracos”, alertou o legislador


