Eleições 2026

Disputa por vaga de deputado federal coloca Rosemberg Pinto e Ivoneide Caetano em rota de colisão

Embate envolve a cidade de São Francisco do Conde, onde o deputado tem sua base eleitoral e sua esposa é secretária de Educação

Disputa por vaga de deputado federal coloca Rosemberg Pinto e Ivoneide Caetano em rota de colisão

A possível disputa por uma cadeira da Câmara dos Deputados tem provocado tensão entre dois nomes de peso do PT na Bahia: o deputado estadual Rosemberg Pinto e a deputada federal Ivoneide Caetano. Ambos parecem estar em lados opostos e o embate já reverbera internamente.

A tensão ganhou novos contornos após Ivoneide Caetano gravar um vídeo de apoio a um candidato adversário de Rosemberg Pinto no município de São Francisco do Conde — base eleitoral histórica do deputado estadual que ainda tem sua esposa, Vanessa Dantas, como secretária de Educação. O gesto foi interpretado como um recado direto e elevou o clima de animosidade entre os dois parlamentares.

Nos bastidores, cresce a expectativa de que Rosemberg Pinto dispute uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Caso confirme sua candidatura, o deputado estadual, que possui forte articulação dentro do PT, é líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, com forte atuação em Salvador e cidades da Região Metropolitana, entre elas, Camaçari.

São Francisco do Conde

Nas eleições de 2022, Ivoneide obteve 345 votos para deputada federal em São Francisco do Conde, e Rosemberg 2.021 sufrágios para deputado estadual.

“Vamos fazer uma renovação com esses jovens que vivem em São Francisco do Conde, nascido e criados na cidade”, afirmou Ivoneide em vídeo posta em suas redes sociais.

Em resposta, Rosemberg Pinto questionou o argumento utilizado pela parlamentar a respeito de os jovens terem nascido na cidade.

“Ivoneide tem legitimidade e direito de fazer isso, mas perde a legitimidade quando usa uma colocação preconceituosa ‘a ter ou não nascido na cidade’, ela que nasceu em Biritinga, em 2020, quando tentou disputar a prefeitura de Camaçari, enfrentou acusações de não ter história na cidade”, rebateu Rosemberg em vídeo também postado nas redes sociais.

Assista aos vídeos:

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.