O ex-presidente do PT Bahia, Éden Valadares, assumiu no último sábado (23) a Secretaria de Comunicação Nacional do partido. A escolha foi feita durante reunião do Diretório Nacional, em Brasília, que oficializou a nova composição da Executiva Nacional sob a liderança do presidente Edinho Silva e com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em nota, Éden reforçou o compromisso com o crescimento do PT e a importância de fortalecer a comunicação nos próximos anos.
“Evoluímos muito no quesito comunicação, mas não podemos nos acomodar. É preciso ter ousadia para inovar e nos aproximar da nossa base, dos nossos eleitores e das novas gerações. Renovo meu compromisso à luta por nossos sonhos de um mundo diferente”, afirmou.
Como já havia informado o PS Notícias, Éden assumiu a secretaria estratégica do PT nacional após articulação do senador Jaques Wagner. O cargo é um dos mais importantes e disputados dentro do partido, cobiçado por diferentes correntes internas.
Em publicação nas redes sociais, Wagner afirmou ter certeza de que Éden trabalhará para “construir, cada vez mais, um partido capaz de compreender os novos tempos, enfrentar os desafios do presente e apontar caminhos para o futuro”.
Nova composição da Executiva Nacional
A eleição da nova Executiva priorizou quadros da principal corrente interna do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB). Com foco na reeleição de Lula em 2026, o presidente do partido, Edinho Silva, conduziu as negociações.
Além da Secretaria de Comunicação (Éden Valadares), os demais cargos ficaram com Henrique Fontava (Secretaria-Geral), Humberto Costa (Relações Internacionais), Laércio Ribeiro (Organização), Luiz Felipe, conhecido como Hadesh (Mobilização), e Romenio Pereira (Assuntos Institucionais).
Apenas cinco mulheres ocupam os principais postos: Lucinha (Movimentos Populares e Política Setorial), Maria de Jesus, Claudinha (Nucleação), Vitória Fortuna (Articulação de Políticas Públicas), Tássia Rabelo (Formação) e Gleide Andrade (Secretaria de Finanças e Planejamento).