Ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto participou, na manhã deste sábado (6), em Feira de Santana, de um evento organizado pela União Agro Bahia (Unagro). Na ocasião, dirigente partidário disse que os governos estadual e federal não têm dado a devida atenção à importância do agronegócio.
“Não há apoio, não há incentivo a um setor que gera milhares e milhares de empregos, que é responsável por grande parte do PIB de nosso país. Aliás, o que a gente percebe é que depois de quase 20 anos que o PT governa a Bahia, eles viraram as costas para o agro”, apontou
O ex-prefeito da capital baiana e virtual candidato ao governo da Bahia em 2026 também disse que a gestão petista não tem um política para fomentar a agroindustrialização no estado. Além disso, apontou o impacto da violência no campo.
“Nós temos também o sério problema da falta de segurança pública que hoje atinge o campo em nosso estado, dando uma situação de medo às pessoas. A Bahia é um dos estados que menos cumprem decisões judiciais de reintegração de posse, portanto, trazendo também insegurança jurídica a quem tem a sua propriedade. Infelizmente, esse é o quadro de quase 20 anos do PT governando o nosso estado”, afirmou
Posteriormente, ainda durante sua participação no evento da Unagro, o dirigente partidário do União Brasil indicou possíveis soluções para os problemas relatados.
“Primeiro, temos de reconhecer o problema, reconhecer a incapacidade do PT. Em seguida, dar a importância que o agro precisa ter pelo seu potencial, termos consciência da força que o agro pode trazer para o nosso Estado em desenvolvimento econômico e em geração de emprego. Feito isso, é preciso implantar toda a parte das políticas públicas, reestruturar os órgãos públicos, a começar pela Secretaria de Agricultura do Estado, os órgãos técnicos, chamando as principais lideranças do agro na Bahia para trabalhar em conjunto, para fazer um trabalho consistente que assegure o desenvolvimento do pequeno, do médio e do grande produtor, o investimento para o campo e, é claro, com tudo isso, o crescimento do nosso estado. Esse encontro aqui pressupõe união de todos os setores”, acrescentou.
Além de dirigentes da Unagro e de ACM Neto, também participaram do evento o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, o deputado estadual Sandro Régis (UB), o ex-ministro João Roma (PL), o ex-deputado federal Aldo Rebelo, o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, e da presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, entre outras autoridades.