
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, confirmou nesta quinta-feira (14) que a médica Raíssa Soares, candidata ao Senado pelo partido em 2022, disputará uma vaga de deputada federal pela Bahia em 2026. O anúncio foi feito após encontro entre os dois em Brasília, na quarta-feira (13).
“Se tudo der certo, ela será a minha candidata a deputada federal pela Bahia. Será muito importante tê-la em Brasília para continuar a ajudar os baianos”, afirmou Valdemar.
A escolha de Raíssa ocorre em meio a uma disputa de influência dentro do PL entre Valdemar e o deputado federal Eduardo Bolsonaro.
Segundo apurações do PS Notícias, enquanto o presidente do PL busca consolidar os candidatos de sua preferência para a Câmara, Eduardo tenta garantir o mesmo controle sobre as indicações. Entre os nomes apoiados pelo deputado está o deputado estadual Leandro de Jesus.
Nos bastidores, a médica desponta como principal puxadora de votos do partido, já que conseguiu conquistar mais de um milhão de votos nas eleições ao Senado em 2022.
Raíssa cogitou deixar o PL
Após as últimas eleições gerais, Raíssa Soares afirmou ter sido escanteada pelo presidente estadual do PL na Bahia, João Roma, e protagonizou desentendimentos com Eduardo Bolsonaro, que a acusou de repassar recursos a uma apresentadora baiana que criticava o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Por esse motivo, chegou a cogitar deixar o PL e disputar uma vaga em 2026 pelo PRTB, partido que ganhou projeção nacional com a candidatura de Pablo Marçal à Prefeitura de São Paulo em 2024.