A deputada federal Erika Hilton (PSol) entrou com uma ação judicial com pedido de indenização por danos morais contra a atriz e influenciadora Antônia Fontenelle, a acusando de ataques racistas e transfóbicos. Os insultos ocorreram em um vídeo publicado pela própria Fontenelle.
Na gravação, a atriz chama a política de “preta do cabelo duro” ao comentar um voto de Hilton contra o aumento de pena para crimes hediondos.
Erika Hilton pediu, na ação, uma indenização de R$ 50 mil para as falas de Fontenelle, que, segundo o advogado da deputada, são “ofensas à honra, dignidade e identidade da requerente”.
Vídeo de Antônia Fontenelle
Na filmagem postada pela atriz, ela critica deputados dos partidos PT e PSol que votaram contra um projeto de lei que altera a Lei de Execução Penal para exigir o cumprimento de ao menos 80% da pena para haver progressão de regime em crimes hediondos ou equiparados.
“Entre os votos contrários está o de Erika Hilton. Esperar o que de você, né? Que tinha um nariz desse tamanho [fazendo sinal com o dedo] e um cabelo de preta, que é o que você é, preta, e um discurso mentiroso”, disse a mulher.
“Você é preta do cabelo duro, como todos os pretos são, e isso não é demérito, mas você não quer ser uma preta do cabelo duro, você quer ser uma branca loira, só que você não é e nunca vai ser. É uma trans que teve a chance de mostrar que você poderia ter caráter independente”, acrescentou.