Política

Ex-comandante-geral da PM é exonerado de cargo no governo Jerônimo; saiba detalhes

Decisão envolvendo ex-comandante-geral da PM consta na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Estado (DOE)

Ex-comandante-geral da PM é exonerado de cargo no governo Jerônimo; saiba detalhes
Divulgação/Ascom/Seagri

O ex-comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, foi exonerado de um cargo no governo Jerônimo Rodrigues (PT). A medida consta na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Ele ocupava o cargo, desde fevereiro de 2023, de diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Agroinvestimento, da Superintendência de Política do Agronegócio, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

A pasta, recentemente, passou por mudança no seu comando. Wallison Tum cedeu lugar para Pablo Barrozo, ex-deputado estadual e que faz parte do quadros do Avante. A sigla na Bahia, por sua vez, é comandada pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto.

Quem assume o cargo de Anselmo no governo Jerônimo?

No lugar de Anselmo Brandão, assume a Diretoria de Desenvolvimento de Agroinvestimento da Seagri, Renan da Silva Gonçalves. Em 2022, Jerônimo Rodrigues, então no Avante, concorreu a uma vaga para a Câmara dos Deputados, mas recebeu apenas 10.683 votos.

Histórico de Anselmo Brandão na PM-BA

Anselmo Brandão ingressou na Polícia Militar da Bahia como aspirante à oficial em 1984. Foi tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. Comodante da Academia de Polícia Militar; comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Centro Histórico. Coordenou a implantação do programa federal “Território de Paz” na 23ª Companhia Tancredo Neves, Salvador.

Comandou a 11ª Companhia Independente da Barra e a 10ª Companhia Independente de Candeias. Por seis anos, assumiu o posto de ajudante de ordem do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, além de ter sido comandante do Policiamento Regional Atlântico de Salvador, em 2014. Um ano depois, foi nomeado comandante-geral da Polícia Militar da Bahia. Em 2021, ele foi substituído no cargo por Paulo Coutinho.