O ex-deputado estadual Paulo Francisco de Carvalho Câmera, morreu neste domingo (4), aos 80 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Natural de Itabuna, no sul da Bahia, ele teve uma sólida carreira política e exerceu seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), entre 1995 e 2019. Reconhecido por sua habilidade de articulação e compromisso com o desenvolvimento do estado, destacou-se na defesa de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, com forte ênfase na melhoria da qualidade de vida dos baianos.
Na ALBA, foi 3º secretário da Mesa Diretora e presidiu importantes comissões, como de Finanças e Orçamento (2001–2006) e a de Defesa do Consumidor. Também teve papel fundamental como relator de orçamentos e dos três Planos Plurianuais de Investimentos do estado.
Participou ativamente de CPIs relevantes, como as que investigaram o metrô de Salvador e escutas telefônicas ilegais. Sua trajetória legislativa também incluiu atuação nas áreas de meio ambiente, combate à seca, agricultura e relações de trabalho.
No Executivo estadual, Paulo Câmera foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, secretário de Agricultura. Além disso, ele foi presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, responsável por projetos para comunidades rurais e contra desigualdades regionais.
Ele se formou em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização pela Fundação Getúlio Vargas.
A cerimônia de cremação será às 16h deste domingo, no Cemitério Campo Santo, em Salvador.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.