Três aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT) foram agraciados com cargo no Executivo estadual. Dois deles não conseguiram êxito nas urnas nas eleições municipais do ano passado. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Governo do Estado.
A ex-secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, foi nomeada para o cargo de assistente especial no quadro de pessoal da Casa Civil, mas deverá atuar no gabinete do governador, conforme aponta o ato de nomeação.
Na eleição do ano passado, Adélia foi a aposta do PT na disputa pela prefeitura de Ilhéus. No entanto, o pleito teve como vencedor Valderico Júnior, do União Brasil.
Além da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro já foi secretária estadual de Saúde (Sesab) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Ex-vereador de Salvador
Já o ex-vereador Tiago Ferreira (PT) foi nomeado para o cargo de assistente do quadro da Casa Civil, mas também não terá exercício na pasta em que foi contratado. Ele deverá exercer o cargo na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), comandada pelo secretário Adolfo Loyola.
Ferreira disputou a reeleição para a Câmara de Salvador na eleição do ano passado, mas não conseguiu êxito. O petista ficou na suplência do PT após obter 5.236 votos.
O ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, até então nome especulado para disputar a presidência estadual do PT, também foi nomeado no governo baiano. O ex-gestor exercerá o cargo de assistente especial na Serin.
Em Amargosa, Pinheiro foi prefeito duas vezes e vereador durante um mandato.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.