Rompimento oficial

Federação UB-PP anuncia desembarque do governo Lula

Partidos que integram a federação União Progressista possuem dois ministros no governo Lula. A determinação é para entrega dos cargos

anunciada em abril deste ano. Foto: Deenis Wlliam/Câmara dos Deputados
Federação foi anunciada em abril deste ano. Foto: Deenis Wlliam/Câmara dos Deputados

A federação União Progressista, recém-formada por União Brasil e PP, anunciou a saída da base do governo Lula. O grupo decidiu que todos os filiados com mandato e que tenham cargos no governo Lula deverão renunciar ao posto. A determinação vale, inclusive, para ministros.

Atualmente, a federação possui quatro políticos dentro do governo federal, mas somente dois devem entregar os cargos:

  • Ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA)
  • Ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA)

Os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, não são filiados aos partidos federação, mas são indicações políticas de líderes do União Brasil. Apesar do contexto, eles devem continuar no governo, conforme indicam fontes próximas ao Palácio do Planalto.

O anúncio do rompimento com o governo federal foi feito por lideranças da federação na tarde desta terça-feira (2) no Salão Verde da Câmara dos Deputados. O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, leram o comunicado de saída da base governista.

“Essa decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes”, diz um trecho da nota.