Política

“Foi buscar prestígio internacional”, diz Alden ao criticar encontro de Lula e Trump 

PS Notícias conversou com o deputado federal nesta segunda (27)

Foto: Divulgação/Flickr
Foto: Divulgação/Flickr

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), vice-líder da oposição na Câmara, criticou nesta terça-feira (27) o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, realizado no domingo (26) durante agenda na Malásia.

Em entrevista ao PS Notícias, o parlamentar bolsonarista afirmou que Lula foi “buscar prestígio internacional” e acabou ouvindo elogios do ex-presidente norte-americano a Jair Bolsonaro (PL).

“O encontro de Lula com o presidente americano Donald Trump só serviu para expor a irrelevância do petista no cenário internacional. Ele foi buscar prestígio, mas ouviu o nome de Bolsonaro ser elogiado. Isso mostra que tem respeito lá fora”, disse Alden.

A reunião bilateral dos chefes de Estado foi voltada à discussão sobre o tarifaço e repercutiu nas redes sociais.

Aliados de Lula classificaram o encontro como uma vitória da democracia brasileira, lembrando que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) havia articulado o aumento das tarifas americanas sobre produtos brasileiros.

Já parlamentares da oposição, como Alden, consideraram que o presidente ficou desconfortável com a declaração de Trump sobre o ex-chefe do Executivo.

O que Trump disse sobre Bolsonaro

Questionado sobre o ex-presidente brasileiro, Trump afirmou que “sempre gostou” de Bolsonaro e disse sentir “muito pelo que aconteceu com ele”.

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Atualmente, cumpre prisão domiciliar e está inelegível.