
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, lembrou, na manhã desta quinta-feira (15), durante a Lavagem do Bonfim, que a mineração de fosfato na cidade de Irecê, no centro-norte da Bahia, vai produzir todo o volume de fertilizantes fosfatados de que o estado necessita, além de suprir 30% da demanda da Região Nordeste.
“Isso, a partir deste ano, é uma grande conquista. Nossa mina de fosfato é uma mina de alta tecnologia, que não vai gerar resíduos. O resíduo, que é um calcário remineralizador, será reaproveitado. Inclusive, vamos doar 10 mil toneladas por ano para a agricultura familiar”, comentou.
Ainda de acordo com ele, a expectativa é de que, em 2027, entre em operação a fábrica de vidro solar, a primeira do tipo fora da China, que será instalada no município de Belmonte, no sul da Bahia.
“As perspectivas são cada vez maiores de continuarmos atraindo investimentos que tenham essa lógica de crescimento vertical, de desenvolvimento econômico pleno, de inclusão social, mas também de sustentabilidade, que permeia todas as nossas ações”, finalizou Carballal.


