A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, convocou para esta segunda-feira (8) uma reunião com ministros do governo Lula (PT) ligados a partidos de centro-direita.
O encontro, no Palácio do Planalto, tem como objetivo discutir estratégias para barrar no Congresso Nacional o projeto que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
As articulações em torno da proposta ganharam força na última semana, em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).
Na reunião, Gleisi deve alinhar a atuação coletiva dos ministros em relação ao projeto e a outras pautas do governo no Congresso.
Os participantes também devem relatar o clima de suas bancadas diante da saída da federação União Progressista da base governista.
Manifestação
Movimentos e partidos de esquerda realizaram no domingo (7), feriado da Independência, atos contra anistia para condenados por atos golpistas e em defesa da soberania nacional.
A mobilização foi convocada em resposta às manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e fez parte da 31ª edição do Grito dos Excluídos, que ocorre todos os anos no 7 de Setembro.