Eleições PT

'Hoje é a oportunidade da militância expressar sua opinião', diz Éden sobre eleições no PT

Sobre a expectativa para a votação, o presidente disse que é a "melhor possível".

João Valadares
João Valadares

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, falou sobre o processo democrático das eleições no PT, por meio do Processo de Eleição Direta (PED), que acontece em toda Bahia neste domingo (6).

“Hoje é chance, a oportunidade de a militância expressar sua opinião, seja votando nas chapas, nas teses, nos programas, seja votando nos candidatos e candidatas”, disse Éden, ao ressaltar que espera um PT ainda mais forte após o PED tanto nas cidades e municípios no estado da Bahia, como nacionalmente.

Sobre a expectativa para a votação, o presidente disse que é a “melhor possível”. “Acabei de votar aqui no Diretório Central dos Estudantes, da UFBA, aqui em Salvador. Muito bom estar aqui onde comecei na militância no movimento estudantil. E estar aqui enquanto presidente do PT, conduzindo mais um PED, motivo de muito orgulho”.

“Nós estamos organizados em mais de 380 cidades para o PED. Então, a nossa expectativa é que tudo ocorra bem, em clima de civilidade, de cidadania petista, de ampla participação. Esperamos que esse PED seja maior do que o que foi em 2019. Em 2019, fui eleito com a participação de mais de 32 filiadas e filiadas. A expectativa é que esse ano a gente consiga superar essa meta e que o partido saia mais unificado desse processo”, acrescentou o dirigente estadual.

Éden afirmou que é natural no PT variadas opiniões que levam, naturalmente, a um curso integrado entre os dirigentes. “São diversas teses, diversas opiniões. Quem é de fora estranha, fala em divergência no PT, no PT rachado, mas não é isso. O PT constrói a sua unidade a partir da diversidade”. Dessa forma, reafirmou o presidente do PT, a legenda sai mais preparado para enfrente a os desafios que são muitos. “Desafios não só das eleições de 2026, não só da reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo, mas também da dimensão da organização partidária, da relação com os movimentos sociais, da disputa política, social e cultural que a gente faz contra a extrema direita no Brasil e contra a tentativa de volta do carlismo na Bahia”, concluiu.

Eleições do PT na Bahia

Os filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia vão às urnas neste domingo (6) para escolher os novos dirigentes da legenda no estado, em mais uma edição do Processo de Eleição Direta (PED), que será realizado entre 9h e 17h, em 381 municípios baianos.

Durante a votação, serão renovadas as direções municipais, estadual e nacional da sigla. Segundo a organização do partido, a expectativa é de que o PED 2025 consolide o PT Bahia como um dos maiores do país, com 480 candidaturas municipais e 63 zonais em disputa.

A divulgação oficial do resultado final acontecerá na terça-feira (8), após a contagem total dos votos.