Bancada baiana em sessão especial na Câmara. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Bancada baiana em sessão especial na Câmara. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

No intervalo de nove dias, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) indicou dois deputados federais para o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Primeiro, o chefe do Executivo baiano enviou à Assembleia Legislativa (Alba) o nome do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD). Depois, foi a vez de formalizar a indicação de Josias Gomes (PT).

A expectativa é que os nomes dos dois congressistas sejam votados no plenário da Alba na próxima semana. Assim, dois suplentes poderão assumir mandato eletivo na Câmara dos Deputados.

No caso de Otto Alencar Filho, o suplente é o ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PSD), que retomará a cadeira em Brasília. Ele estava exercendo o cargo de deputado federal até o último dia 12 de novembro. Ele saiu da cadeira de legislador após Sérgio Brito (PSD), que estava licenciado do posto e exercia a função de secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), decidir retornar ao Legislativo.

Agora, a indicação de Josias Gomes para o TCE vai permitir o retorno de outra ex-deputada a Brasília. Elisângela Santos é a próxima suplente na federação PT-PV-PCdoB). Ela chegou a exercer o mandato no ano passado, quando Zé Neto (PT) se afastou para concorrer à Prefeitura de Feira de Santana.