A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) homologou nesta sexta-feira (17) o resultado da Licitação nº 25.005, que definiu o Consórcio Sistemas Salvador como responsável pela implantação dos sistemas de telecomunicações, sinalização e controle de trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana.
Durante o ato de homologação, realizado na Estação da Calçada, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), autorizaram a CTB a convocar o consórcio vencedor para a assinatura do contrato.
Entenda
O Consórcio Sistemas Salvador ficará responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, além do fornecimento, montagem, instalação, testes e comissionamento dos sistemas de telecomunicações, sinalização e controle de trens.
Ao longo do trajeto do VLT, serão implantados cerca de 72 km de fibra óptica, conectando os principais serviços públicos ao centro de processamento de dados do governo. Para reforçar a segurança, o sistema contará com aproximadamente 1.100 câmeras distribuídas por todo o traçado.
As imagens serão compartilhadas com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que implantará, em parceria com a CTB, um sistema de reconhecimento facial para apoiar a inteligência da Polícia.