O governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou, nesta sexta-feira (25), qual deve ser o destino dos seis deputados estaduais do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), após a confirmação de que os Progressistas entrarão em uma Federação com o União Brasil – o anúncio oficial será na próxima terça-feira (29), às 15h, em Brasília.
Conforme o petista, os parlamentares pepistas devem seguir na sua base de apoio, migrando para outro partido que faz parte do bloco que dá suporte a sua gestão à frente do Palácio de Ondina.
“Se confirmar a relação União Brasil e PP, aqui na Bahia, na Bahia qual é combinação? É que os seis deputados estaduais do PP me acompanhem”, afirmou o governador, em entrevista à rádio Princesa FM, de Feira de Santana, nesta sexta-feira (25).
“Eles vão ter que combinar quais partidos irão para que continuem na minha base. Tenho o maior interesse em acertar isso”, emendou. A tendência é que os deputados do partido sigam para o Avante, legenda que, na Bahia, é comandado pelo ex-deputado Ronaldo Carletto e que vem ganhando força nos últimos anos, abrigando inclusive nomes que antes faziam parte dos quadros do PP no estado.
Em tempo, os deputados do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) são os seguintes: Antonio Henrique Júnior, Eduardo Salles, Felipe Duarte, Hassan, Nelson Leal e Niltinho. Desses nomes, Leal e Felipe Duarte já sinalizaram a possibilidade de migrar para a nova legenda.
União Brasil e PP firmam Federação e terão maior bancada na Câmara
Após muitas conversas e especulações, União Brasil e PP fecharam acordo para a formação de uma Federação que fará o bloco de partidos ser o maior em quantidade de parlamentares na Câmara dos Deputados: 108. No Senado, serão 13 os integrantes do grupo.
De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o acordo entre as lideranças dos partidos – Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União) – foi selado na quarta-feira (23). A expectativa, agora, é pelo anúncio oficial, que deve ocorrer na próxima terça-feira (29), às 15h.