O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se exaltou ao rebater um relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que apontou problemas no contrato da Ponte Salvador-Itaparica. O chefe do executivo baiano fez a declaração nesta quarta-feira (3), durante a entrega da Casa da Música e do Centro de Atividades do Parque do Abaeté, em Salvador.
Entretanto, a Fipe foi contratada pelo próprio governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), para acompanhar as obras da ponte. O contrato, firmado em dezembro de 2024, tem duração de 15 meses e valor de R$ 4,95 milhões.
O relatório é referente a julho de 2025. O documento aponta pontos de atenção relacionados ao cronograma de implantação, desapropriações, licenciamento ambiental e plano de reassentamento. Além disso, a publicação também cita uma alteração societária na concessionária responsável pelo projeto, conhecida pela Seinfra apenas após informações circularem nas redes sociais.
Parece que tem gente torcendo contra. Eu coloco a minha equipe para explicar que aquilo é especulação, que não tem a ver. Parece que estão torcendo contra a ponte. É impressionante, estamos aqui com a secretária de Promoção da Igualdade, espalharam em um momento que não está tendo diálogo com as comunidades tradicionais, é mentira isso, é fake”, disse Jerônimo.
O documento detalha ainda pedidos de orçamento para obras complementares ao Sistema Viário do Oeste.
Visivelmente incomodado, o governador questionou a origem do material. “Um negócio ridículo, aquilo é fake […] Não fique falando coisa que não é verdade, quem fez o relatório? Foi do governo do estado?”
De acordo com o governo, o relatório tem caráter técnico e integra o monitoramento da Parceria Público-Privada (PPP) responsável pela ponte.