Deputada Carla Zambelli. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Deputada Carla Zambelli. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Justiça italiana deve decidir, nesta terça-feira (20), sobre o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. O julgamento está marcado para as 9h, no horário de Brasília (14h em Roma), após ter sido adiado em outras três ocasiões.

Zambelli foi condenada no Brasil como autora intelectual da invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a condenação, ela deixou o país e acabou presa na Itália, onde aguarda a decisão das autoridades judiciais locais sobre o pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro.

Na última audiência, realizada em 18 de dezembro, a defesa alegou que recebeu apenas na véspera documentos enviados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nos quais são relatados os processos que envolvem a ex-parlamentar. Diante disso, o julgamento acabou sendo novamente adiado.

O pedido formal de extradição foi encaminhado pelo Ministério da Justiça do Brasil ao Ministério do Interior da Itália em 12 de junho do ano passado, dando início ao trâmite internacional do caso.

Em dezembro, Carla Zambelli renunciou ao mandato de deputada federal após determinação do STF para que o suplente assumisse a vaga no prazo de 48 horas. A decisão da Justiça italiana desta terça-feira pode definir os próximos passos do processo e se a ex-parlamentar retornará ao Brasil para cumprir a pena imposta.