Eleições 2026

Kleber Rosa desiste de disputar governo da Bahia e mira mandato no Legislativo para enfrentar bolsonarismo

Em entrevista ao PS Notícias, psolista explicou motivo que levou a mudança de rota

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Kleber Rosa (Psol), afirmou nesta terça-feira (19), em entrevista ao PS Notícias, que desistiu de disputar o governo da Bahia após correntes internas do partido defenderem a ampliação do número de mandatos no Legislativo para “barrar o crescimento do bolsonarismo e fomentar pautas populares”.

“Tem algumas solicitações internas de diversas correntes do partido e de setores populares para que eu tenha um mandato. Alguns falam da Câmara Federal, outros da importância de termos mais mandatos na Assembleia Legislativa comprometidos com pautas populares. Particularmente, entendo que estamos vivendo um momento muito sensível no Brasil e a luta contra o autoritarismo bolsonarista ganha contornos decisivos. Por isso, concordo com essas solicitações”, explicou.

Kleber disse ainda que não definiu se disputará uma vaga na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa, que hoje tem apenas Hilton Coelho (Psol) como representante da sigla. Para ele, no entanto, o crescimento da presença bolsonarista no Legislativo baiano exige enfrentamento direto.

A definição sobre a candidatura vai sair no próximo sábado (13), em evento na sede do Olodum, no Pelourinho, às 14h. O encontro reunirá lideranças de partidos de esquerda, movimentos sociais e sindicalistas.

“Reforço que a minha mudança reflete uma concordância absoluta com a centralidade do enfrentamento ao bolsonarismo. Até sábado, vamos anunciar se iremos disputar uma vaga no âmbito federal ou se vamos concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia”, concluiu.