Veja o resumo da noticia
- Lula comparou seus três mandatos
- Segundo o presidente, agora ele está fazendo mais do que nos outros
- O petista já se prepara para as eleições de 2026
Com 2026 batendo na porta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para a corrida eleitoral. Em entrevista exclusiva ao programa PNotícias, da rádio Piatã FM, e também veiculada pela Salvador FM, na manhã desta quinta-feira (9), o chefe do Executivo brasileiro fez um comparativo sobre seus três mandatos e garantiu que agora está fazendo mais pelo país do que nos anteriores.
“Se você me comparar hoje com o meu segundo Governo, de 2006 a 2010, não tem comparação, porque naquele tempo a economia cresceu 7,5%. Nós geramos a maior quantidade de emprego que já foi gerado nesse país. Quando nós voltamos, pegamos um Brasil semidestruído. Mas desde que eu deixei a Presidência da República em 2010, o Brasil não tinha crescido acima de 3%. Ele só foi crescer acima de 3% quando eu voltei à Presidência da República. Cresceu 3.2 %, 3.4% e esse ano vai continuar crescendo. Pode até crescer um pouco menos, porque a gente vai ter que levar em conta a necessidade do começo da redução da taxa de juros, que depende do Banco Central. E eu acho que isso vai permitir e eu possa dizer para você que eu estou fazendo mais do que eu fiz nos outros governos. Estamos fazendo mais. Mais política de inclusão social, mais política de participação da sociedade, mais política de cuidar do clima, mais política de cuidar da saúde e da educação”, afirmou Lula.
Entre os feitos do terceiro mandato, sobretudo aos que envolvem a educação, o presidente citou a criação de escolas em tempo integral e do programa Pé-de-Meia.
Projetando as eleições 2026, Lula disse que espera uma disputa civilizada, diferente da ocorrida em 2022.
“Eu espero que as eleições se deem de forma civilizada, madura, com zero de mentira e com 100% de verdade e que as pessoas digam olhando na cara do povo o que vão fazer e o que fizeram. Por que esses governadores que são candidatos, eles têm que dizer o que eles fizeram, não o que eles vão fazer. Cada um vai mostrar aquilo que fez e eu tenho certeza que nós temos muito para mostrar ao povo brasileiro e ao povo baiano”, finalizou.