O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou homenagem ao papa Francisco nesta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O pontífice morreu na última segunda-feira (21).
Nas redes sociais, Lula escreveu: “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”.
O presidente esteve acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Rousseff, e de autoridades como Luís Roberto Barroso, Davi Alcolumbre e Hugo Motta. Ministros e parlamentares que integram a comitiva presidencial também participaram da homenagem.
Lula relatou a emoção da despedida: “Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar homenagens”.
A comitiva desembarcou nesta sexta-feira em Roma para acompanhar o funeral do papa Francisco, marcado para este sábado (26).
Francisco, nome de batismo Jorge Mario Bergoglio, morreu aos 88 anos. A causa da morte foi acidente vascular cerebral (AVC), seguido de coma e colapso cardiovascular irreversível. O pontífice apresentava histórico de insuficiência respiratória, pneumonia multimicrobiana, bronquiectasias, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
Em sinal de respeito, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias. Em mensagem pública, destacou o papel do papa na luta pela paz mundial e contra a intolerância e as desigualdades.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.