Trocas na Esplanada

Lula demite Cida Gonçalves, ministra das Mulheres; veja quem fica no lugar

Várias mudanças vêm sendo feitas na Esplanada dos Ministérios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em meio a diversas alterações na Esplanada dos Ministérios.

No lugar de Gonçalves, quem toma o posto de ministra das Mulheres é Márcia Lopes. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o governo deve oficializar as trocas ainda hoje.

Lula já realizou alterações na Secretaria de Comunicação Social, com a demissão de Paulo Pimenta e a nomeação de Sidônio Palmeira; no Ministério da Saúde, onde demitiu Nísia Trindade e colocou Alexandre Padilha no lugar; e em Relações Institucionais, que tinha Padilha como ministro, passando o comando para Gleisi Hoffmann.

Neste mês, o ministro substituiu o comando do Ministério das Comunicações, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-ministro Juscelino Filho por envolvimento em um esquema de corrupção por meio de emendas parlamentares.

Na última semana, também houve troca no comando do Ministério da Previdência Social, em meio às fraudes envolvendo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Na ocasião, Lula demitiu Carlos Lupi para dar lugar a Wolney Queiroz.

A saída de Cida, de acordo com a CNN, é dada como certa há alguns meses. Em fevereiro, a ministra revelou à Comissão de Ética da Presidência da República que costumava interromper agendas para atender a primeira-dama, Janja da Silva.

Além disso, ela admitiu que ignorava os chamados dos ministros Alexandre Padilha (à época, Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.