Eleição 2026

Prefeito de Santa Maria da Vitória deixa ACM Neto e declara apoio a Jerônimo: ‘Compromisso de muitos anos’

Anúncio de Tonho de Zé de Agdônio foi feito no sábado (30)

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Nas movimentações para as eleições de 2026, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), conquistou mais um apoio da oposição. No último sábado (30), o prefeito de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio (União Brasil), anunciou apoio ao petista.

O gestor municipal, que até então era aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), afirmou que o gesto representa “um compromisso de parceria por muitos anos”. 

A declaração foi feita durante a inauguração do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) no município, em meio a um movimento de prefeitos do interior que têm migrado da oposição para a base governista.

LEIA TAMBÉM: César Almeida se une a 40 prefeitos aliados de ACM Neto que se aproximam de Jerônimo

Investimentos

Além do Neam, Santa Maria da Vitória recebeu investimentos do governo da Bahia em infraestrutura esportiva, asfaltamento de cinco quilômetros entre a sede e o povoado de Sussuarana, nova praça no bairro Nova Esperança e uma ponte sobre o Riacho das Lajes. 

Na área da saúde, foram entregues ambulâncias, van para Tratamento Fora do Domicílio, equipamentos hospitalares e insumos para unidades de saúde, totalizando mais de R$ 1,2 milhão.

Na educação, os recursos incluíram dois ônibus escolares, kits para oito colégios e apoio a hortas comunitárias na zona rural. O governo autorizou ainda o asfaltamento de acessos ao Centro Educacional Ivani Neri Bueno e a construção de duas pontes sobre o Rio Guará, com investimento superior a R$ 5,4 milhões.