O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou, na quarta-feira (30), um dia antes da abertura oficial da Micareta de Feira, do desfile do bloco Zero Hora, no Centro Cultural Amélio Amorim. A agremiação reúne profissionais da imprensa, convidados e representantes da cultura local.
O “Zero Hora” desfilou ao som do minitrio Rixô Elétrico, pelo circuito Maneca Ferreira, com encerramento na esquina da agência dos Correios, onde se encontram as avenidas João Durval e Presidente Dutra.
“Esse é um bloco histórico de jornalistas, da comunicação. Então é muito importante estar aqui prestando uma homenagem a esses profissionais que vão se divertir hoje e vão pegar pesado nos próximos quatro dias. Desejo uma ótima cobertura e de muita paz”, declarou o governador.
O bloco tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Para o titular da pasta, Bruno Monteiro, a agremiação é o abre-alas da celebração dos 88 anos de tradição da Micareta de Feira de Santana.
“É o momento em que os profissionais da imprensa se reúnem para mostrar todo o potencial da festa, com leveza, entretenimento, mas também com desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. O Governo do Estado firma a sua participação na micareta apoiando o bloco, com o Ouro Negro e os blocos afro, a diversidade de atrações, entendendo a cultura cada vez mais como um vetor de desenvolvimento para o estado da Bahia”, pontuou.
Saiba mais sobre o bloco
O Zero Hora foi criado na década de 80 pelo empresário Edson Felzemburgh, amigo de muitos jornalistas. Uma carroça puxada por um jegue serviu de “trio elétrico” e foi animada por ninguém menos que a banda Chiclete com Banana, que estava começando a carreira.
O objetivo era permitir que os jornalistas, que trabalham muito durante a folia, brincassem um pouco antes da maratona de trabalho que enfrentam nos dias de festa. Com a inauguração da TV Subaé, um grupo de jornalistas, formado por Edson Borges, Neire Matos, Reginaldo Pereira e Soraya Mesquita, recriou o bloco dentro dos mesmos moldes. Saindo na quarta, zero hora, com jornalistas e seus convidados.
PDT desembarca oficialmente na base de Jerônimo Rodrigues
O PDT baiano está, oficialmente, na base do governador Jerônimo Rodrigues (PDT). O movimento acontece após o partido deixar a base aliada do prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB). O gestor da capital baiana anunciou, na noite desta terça-feira (29), a saída de Andrea Mendonça (PDT), do cargo de secretária municipal do Mar em função da aproximação do PDT com o grupo petista.
O anúncio da adesão foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues na tarde desta quarta-feira (30) nas redes sociais.
“Recebemos com alegria o PDT na base do nosso governo. Ao lado de Félix Mendonça Júnior [presidente estadual do PDT e deputado federal], prefeitos e lideranças do partido, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, o trabalho conjunto e a construção de alianças fortes”, disse o chefe do Executivo baiano.
A formalização da aliança aconteceu após reunião do governador com lideranças do PDT, a exemplo o deputado federal Félix Júnior, do ex-prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, secretários estaduais como Adolpho Loyola (Relações Institucionais) e Roberta Santana (Saúde).