O engenheiro Thiago Guedes, natural de Itabuna, foi nomeado para o cargo de diretor geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão da estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O ato foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30).
Guedes possui formação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e desenvolveu carreira com foco em sistemas agroflorestais, agroecologia e sustentabilidade na produção de cacau.
O novo diretor da Ceplac já atuou como chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) da Bahia.
À frente do órgão, Thiago Guedes terá o desafio de fortalecer a integração entre ciência, mercado e produtores, resgatando o papel histórico da Ceplac como indutora do desenvolvimento da cacauicultura na Amazônia, na Mata Atlântica e mais recentemente no Cerrado.
O itabunense foi indicado para o cargo pela suplente de deputada federal Elisângela Araújo (PT) a partir do alinhamento com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.