O ex-deputado federal e conselheiro Nelson Pellegrino foi eleito vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) nesta quinta-feira (10). Ele substitui Mário Negromonte, que se aposentou compulsoriamente em 6 de julho após atingir 75 anos de idade. A eleição foi unânime. Pellegrino cumprirá o mandato até março de 2027.
Durante a sessão da Corte, Nelson Pellegrino agradeceu o apoio dos conselheiros. Ele reafirmou seu compromisso e disse que tem como meta buscar o fortalecimento da Corte de Contas. Além disso, ele afirmou que visa tornar o TCM mais relevante para a sociedade.
Pellegrino mencionou a necessidade de qualificação e a modernização do órgão como fatores essenciais para o avanço da administração pública.
Mudanças
Com a mudança na vice-presidência, houve alteração na direção da Escola de Contas do TCM. Ela era comandada por Nelson Pellegrino. Agora, o presidente Francisco de Souza Andrade Netto vai dirigir o setor. Ele ficará no cargo até a nomeação de um novo membro.
Com a aposentadoria de Negromonte, o cargo de conselheiro fica vago. O governador Jerônimo Rodrigues fará a escolha do substituto. O novo conselheiro virá do Ministério Público de Contas.