
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a liderança do Índice Datrix dos Presidenciáveis (IDP) em agosto. Essa é a primeira vez que o petista ocupa o topo do ranking, que avalia o desempenho digital de potenciais candidatos ao Planalto.
O levantamento utiliza inteligência artificial para analisar dados de redes sociais, como X, Facebook, Instagram e YouTube.
Lula alcançou 24,39 pontos, uma alta de 15% em relação a julho, quando já havia apresentado um leve avanço devido ao tarifaço de Donald Trump.
O crescimento recente foi impulsionado pelo aumento das menções em páginas de influenciadores, veículos de imprensa e outros políticos.
Outro fator decisivo foi o salto de 55% no engajamento das redes do petista, que funcionam como um “colchão reputacional” para enfrentar crises.
Outros nomes
O levantamento também aponta movimentações significativas entre outros presidenciáveis. Ciro Gomes (PDT) subiu da sexta para a segunda colocação, com 16,62 pontos (+71%).
Por outro lado, Michelle Bolsonaro (PL), que liderava o ranking em julho, caiu para o sétimo lugar, com 11,88 pontos (-53%).
Entre os governadores, Romeu Zema (Novo-MG) foi o mais afetado. Ele terminou agosto com IDP negativo (-1,90) após declarações sobre o Nordeste consideradas xenofóbicas.