Casa nova

Prefeitura de Salvador inicia obras no Palácio da Sé para mudança de sede

Gestão municipal sairá em breve do Palácio Thomé de Souza

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador iniciou obras de manutenção e melhorias no Palácio Arquiepiscopal, conhecido como Palácio da Sé, no Centro Histórico. A intervenção, conduzida pela Secretaria de Manutenção (Seman), faz parte do plano de transferência da sede do governo municipal, atualmente localizada no Palácio Thomé de Souza.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Palácio da Sé exige um projeto específico de restauro. As obras incluem pintura e recuperação da fachada, reforço estrutural, modernização elétrica, substituição de esquadrias, pintura interna e instalação de novos sanitários.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

A previsão é concluir os serviços até dezembro, mas a mudança definitiva só deve ocorrer no primeiro semestre de 2026.

Mudança da sede da Prefeitura de Salvador

A transferência da sede do Palácio Thomé de Souza para o Palácio Arquiepiscopal ocorre devido ao risco de demolição do prédio atual, alvo de uma ação judicial que tramita há mais de 20 anos na Justiça Federal.

O caso teve início em 2000, quando o Ministério Público Federal (MPF) alegou que a estrutura não respeita as restrições arquitetônicas e culturais da região do Centro Histórico.

Diante disso, a Secretaria de Governo (Segov), liderada pelo ex-deputado federal Cacá Leão (PP), publicou no Diário Oficial do Município uma inexigibilidade de licitação autorizando a locação do Palácio Arquiepiscopal para abrigar a sede do Executivo.