O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento em rede nacional neste sábado (6), véspera do 7 de Setembro. O petista defendeu a soberania, a democracia, o meio ambiente e as instituições.
Lula disse que a data lembra a liberdade do Brasil. “Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”, bradou.
O presidente também falou sobre ataques às instituições. Segundo ele, alguns políticos atuam contra o país, uma referência implícita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL).
“Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A história não os perdoará”, afirmou.
Defesa da soberania
O chefe do Executivo nacional ressaltou que a soberania aparece em políticas públicas. Ele citou combate à desigualdade, defesa dos direitos trabalhistas e apoio a jovens e empreendedores.
“Se temos direito a essas políticas públicas, é porque o Brasil é um país soberano e tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro”.