O deputado federal Alex Santana (Republicanos) anunciou que não disputará a reeleição em 2026. A decisão, segundo ele, tem o objetivo de facilitar a inclusão do partido na vice da chapa que será encabeçada pelo vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, na disputa pelo governo da Bahia.
A estratégia é a mesma de 2022, quando o Republicanos ocupou a vice com Ana Coelho na chapa de Neto, derrotada por Jerônimo Rodrigues (PT).
“Trata-se de uma escolha estratégica e alinhada ao projeto político do Republicanos na Bahia, que visa ampliar sua representatividade e fortalecer a base de apoio à oposição no estado”, afirmou Alex Santana, em nota enviada à imprensa.
Com dois mandatos como deputado federal, Alex Santana é também pastor da Assembleia de Deus. Nos bastidores, há relatos de dificuldades para conciliar a agenda religiosa com a atividade parlamentar.
Vice indefinido
Aliados de ACM Neto afirmam que a definição da chapa majoritária ainda enfrenta entraves. Uma das possibilidades é que o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), assuma o posto de vice, formando uma chapa “puro-sangue”. Há ainda especulações sobre uma aliança com o ex-ministro João Roma (PL).
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.