Política

Robinson Almeida apresenta moção e chama Trump ‘persona non grata’ na Bahia

Iniciativa do deputado ocorre em meio ao aumento das tensões comerciais entre Brasil e EUA

Veja o resumo da noticia

  • Robinson Almeida (PT) apresentou moção na Alba declarando Donald Trump “persona non grata” na Bahia, em resposta à postura do ex-presidente dos EUA frente ao Brasil.
  • O deputado criticou a tentativa de ingerência dos EUA no processo judicial contra Bolsonaro e afirmou que a Justiça brasileira não pode se submeter a interesses estrangeiros.
 Foto: Ascom ALBA/Divulgação
Foto: Ascom ALBA/Divulgação

Na reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta segunda-feira (4), o deputado estadual Robinson Almeida (PT) apresentou uma moção de repúdio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarando-o “persona non grata” no estado.

A iniciativa ocorre em meio ao aumento das tensões comerciais entre Brasil e EUA e à tentativa de ingerência política do governo americano no processo judicial contra Jair Bolsonaro (PL) e os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“O Brasil é uma república independente. Nossa Justiça não pode ser pautada por interesses estrangeiros. Trump não respeita a soberania dos povos, mas aqui quem manda é o povo brasileiro”, afirmou.

Robinson também criticou as tarifas econômicas unilaterais impostas por Trump e a atuação da família Bolsonaro nos EUA, apontando prejuízos para a economia baiana.

“É inaceitável que o Brasil, que tanto contribui para a segurança alimentar global e a transição energética, seja atacado com tarifas injustas e abusivas. A Bahia, especialmente, sente os efeitos dessa política predatória, pois é grande exportadora de celulose, frutas e produtos químicos”, pontuou o parlamentar.

LEIA TAMBÉM: